FRIDAY NIGHT LIGHTS [1X01] – Piloto

junho 19, 2007 às 11:59 pm | Publicado em FRIDAY NIGHT LIGHTS | 2 Comentários

Davi Cruz

Inspirado pelos integrantes do SOCIEDADE DE BLOGS DE SÉRIES resolvi dar uma chance para essa badalada. Apesar de estar preferindo séries iniciadas no mid season, para não ficar muito desatualizado, abri essa excessão e fui agradavelmente surpreendido. O piloto é nada menos que fantástico! Sob certos aspectos, me lembrou bastante do piloto de LOST!

Não estou querendo comparar uma série com a outra. Até porque são temas completamente distintos e, também, porque LOST é incomparável. O que me fez pensar à esse respeito foi o fato de ficar, escancarado, o nível de excelência por que passa hoje a TV americana. Tudo é muito bem pensado e realizado.

Fico pensando na verdadeira engenharia necessária para criar o roteiro e dirigir esse piloto. Em menos de uma hora de duração, temos a apresentação dos principais personagens e da localidade e logo depois somos lançados no jogo de estréia do time. Além de toda a agilidade da direção e do alto nível dos atores, me passou pela cabeça o fato de esta série (e quase todas as atuais) precisar fazer sucesso tanto nos EUA quanto fora – isso inclui muitos paises onde não se tem a menor noção das regras do futebol americano. O filme precisa agradar os americanos, amantes do esporte, e também não se tornar confuso para os leigos.

E ele, incrivelmente, consegue isso. Assisti ao episódio torcendo pelos Panthers e entendendo o andamento da partida. Como isso é possível? Graças a diversos artifícios usados pelo diretor, como mostrar lances mais simples (corridas, lançamentos, touchdowns), utilizar várias locuções (sempre situando o expectar a respeito da situação do jogo) e abusar da (ótima) trilha sonora.

Com tudo isso, pude me emocionar com a história de uma cidade do Texas que vive em função do seu time de futebol. A pressão exercida sobre os jogadores e o treinador é absurdamente grande. O time conta com duas jovens estrelas e o treinador, apesar de ser considerado competente, ainda é um novato no time principal.

Não vou entrar em mais detalhes, pois espero que esse comentário sirva para incentivar outros a assistirem essa ótima série.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Vi o link pra essa materia na sociedade dos blogs de série e adorei. a série é realmente muito boa. Adorei seu blog tb.

    caio

  2. Eu acho que sou uma das poucas pessoas do mundo que não acha o piloto grandes coisas. É legalzinho, etc, mas só.

    Abração!

    Gustavo
    entreidegaiato.blogspot.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: