A COLHEITA DO MAL (The Reaping/2007)

setembro 1, 2007 às 4:59 pm | Publicado em Filmes | 1 Comentário

Davi Cruz – Nota 6,0

Já não é lançamento, mas acho que vale a pena comentar esse suspense, estrelado pela oscarizada Hilary Swank. Aliás, foi presença dessa atriz no elenco que me levou a assistir ao filme.

A história mostra Katherine Winter (Swank), uma ex-missionária cristã que depois de perder sua fé em um terrível incidente (o assassinato do marido e da filha), passa a investigar fenômemos sobrenaturais ao redor do mundo – e desmascará-los.

Numa dessas investigações, ela vai até uma pequena cidade chamada HAVEN, no interior do estado da Louisiana (EUA), onde um rio supostamente havia se transformado em sangue. Junto com ela, segue colega Ben (Idris Alba de EXTERMINIO 2), uma figura curiosa e com um passado obscuro.

Seus habitantes acreditam que a culpa é de uma garotinha (AnnaSophie Robb do belo PONTE PARA TERABITHIA), suspeita por ter matado o próprio irmão – fato esse que teria trazido a maldição do rio de sangue para o local.

Além do próprio interesse em desvendar o mistério, Katherine teme pela vida da menina, uma vez que os moradores parecem dispostos a matá-la, imaginando que isso seria a solução do problema.

Durante a investigação, a cidade presencia acontecimentos que remetem imediatamente às 10 pragas que Deus havia enviado ao Egito. Descritas no livro Êxodo, as dez pragas seriam: as águas do Rio Nilo foram tingidas de sangue, rãs cobriram a terra, mosquitos atormentando homens e animais, moscas escurecendo o ar e atacando homens e animais, uma peste atingindo os animais, pústulas cobrindo homens e animais, uma chuva de granizo que destruiu as plantações, uma nuvem de gafanhotos atacando as plantações, escuridão encobrindo o sol pelo período de três dias e, finalmente, a morte dos primogênitos dos homens e dos animais.

A premissa até que é bastante interessante, porém o filme, dirigido por Stephen Hopkins (PREDADOR 2) utilizada as pragas de forma muito esquematizada – elas vão ocorrendo na mesma seqüência descrita na bíblia e sem grande novidade (e principalmente sem provocar sustos, algo gravíssimo num filme de suspense). Fora isso, o restante da trama é bastante confusa, principalmente no que diz respeito aos personagens, que não são desenvolvidos de forma satisfatória. Fica a impressão que, durante a edição do filme, ficaram de fora seqüências que explicariam melhor a história.

Realmente é uma pena, pois o filme tem qualidades: a protagonista é uma delas, a fotografia e os efeitos são de um nível muito bom (achei impressionante a criação do ria de sangue, embora saiba que não seja um efeito muito complicado) e o roteiro consegue criar uma bela reviravolta final.

No final das contas, dá pra garantir uma nota 6 – o que não deixa de ser uma decepção, tendo em vista o calibre dos profissionais envolvidos – mas que também não significa um desastre completo.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. ótimo filme


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: