30 DIAS DE ESCURIDÃO (30 Days of Night)

novembro 12, 2007 às 5:11 pm | Publicado em Filmes | 2 Comentários

Davi Cruz – Nota 7,5
Infelizmente, tenho que começar este texto dizendo que 30 DIAS DE ESCURIDÃO acabou sendo um grande decepção para mim. Não que o filme não tenha suas qualidades. Pelo contrário, é uma produção caprichada e que tem bons momentos.

Também não posso comparar o filme com a HQ escrita por Steve Niles e pintada por Ben Templesmith, pois infelizmente não cheguei a ter acesso a ela.
O grande problema, no meu caso, foi o tamanho da expectativa criada por mim em relação ao filme, pois desde as primeiras informações, percebi que o filme tinha tudo para ser o melhor terror dos últimos tempos. Todos os elementos que adoro nestes tipos de filmes estavam lá: vampiros, cidade abandonada e nevascas assustadoras.

O elenco, encabeçado por Josh Hartnett no papel de xerife local, também parecia ser interessante. E, para completar, o assustador trailer do filmes me fez simplesmente pirar.
30 DIAS DE ESCURIDÃO conta a história de uma cidadezinha no Alasca, chamada Barrow. Os moradores, além de praticamente isolados do mundo, ainda tem que conviver com 30 dias sem sol, durante o inverno, devido a sua posição geográfica.
E é justamente essa escuridão que acaba atraindo um grupo de vampiros esfomeados, já que eles terão 30 dias para sassear a fome, sem preocuparem-se com a única coisa que os assusta: a luz do sol.
O início do filme é simplesmente perfeito: temos o último dia de sol da temporada, com grande parte da população se dirigindo para o aeroporto, pois não suportam os 30 depressivos dias sem sol. Alguns fatos estranhos nos dão a idéia do plano tramado pelos vampiros: os celulares do local são roubados, o único helicóptero é destruído e os cães dos trenós são mortos. Com a saída do último avião, pouco antes, os moradores que ficaram no local logo percebem que estão isolados e vulneráveis. É quando as primeiras vítimas começam a desaparecer, em meio a nevasca e a escuridão que dominam o ambiente (as cenas do carro andando no meio da neve são assustadoras).
O casal Stella (Melissa George, de “Turistas” e “Horror em Amityville”) e Eben (Josh Hartnett, de “Pearl Harbor” e “Dália Negra”) são as únicas autoridades locais e aparentemente a única esperança dos moradores.
A partir daí, porém, é que minha decepção começou. O ritmo do filme torna-se lento, mostrando apenas os sobreviventes escondendo-se e eventualmente sendo atacados pelos vampiros. Logo de cara, passam-se 18 dias. E os vampiros, na maior paciência do mundo. Tanto que esperam até o ÚLTIMO DIA, antes do sol nascer, para atacar os sobreviventes.
Temos algumas boas cenas (o ataque da menina vampiro, por exemplo) e uma assustadora caracterização dos vampiros, mas o andamento do filme acaba prejudicando o conjunto.
Falando em vampiros, posso até ter perdido algum detalhe do filme, mas não lembro de ter lido qual era a explicação pseudo-científica para o fatos deles serem mortos pela luz de uma simples lâmpada ultravioleta, e não serem afetados pela luz das imensas fogueiras da parte final.

SPOILER – E não deu para suportar a solução encontrada pelo xerife, de simplesmente injetar sague contaminado nele mesmo, para se tornar um vampiro e, assim, conseguir enfrentar os monstros…
Enfim, um filme que tinha tudo – mas tudo mesmo – para ser expetacular, mas que acabou (pelo menos para mim) sendo uma experiência frustrante.
Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. eaea caraaa??
    ta mto massa teu blog
    vo te add na minha lista la
    poe eu ae depois!
    acc parceria?
    flwsss

  2. PORRA VELHO CADE OS DOWNLOADS DE FILMES CARALHO SE NAO TEM NAO COLOCAR NO SEU BLOG SEU BOSTA


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: