THE MESSENGERS

fevereiro 10, 2008 às 3:17 pm | Publicado em 1 | Deixe um comentário

mensageiros-poster01.jpg

Davi Cruz – Nota 8,0 

 

Quem leu meu comentário anterior, viu que eu estava reclamando justamente da GHOST HOUSE, produtora “responsável” pelo GRITO 2. Pois não é que, um dia depois, encontrei um filme bom dessa produtora?

 

Talvez a expressão mais adequada para o filme seria “razoável”, no lugar de “bom”, mas é que vi o filme com extrema boa vontade e gostaria de exaltar os pontos positivos da produção, ao invés de esculhambar suas falhas.

 

A história é bem clichê, com uma família se mudando para uma casa velha em um local abandonado. Temos a filha adolescente e chata (essa até que não é tãoooo chata) e os pais que insistem em não escuta-la. Também temos o estranho, altamente suspeito, que se aproxima deles (e que, estranhamente, é contratado sem que sejam buscadas suas referências) e também os fantasmas vingativos.

 

Porém, não posso deixar de reconhecer que a produção é bem caprichadinha – algo que pode ser percebido desde as belas imagens que acompanham os créditos iniciais – principalmente depois de descobrir que o orçamento foi de “apenas” US$ 16 milhões (baixíssimo para o cinema americano atual).

 

A “economia” pode ser percebida, principalmente nos efeitos especiais, bem abaixo da média – em especial, os efeitos de composição digital, onde a tonalidade entre as diferentes imagens é diferente e faltam elementos, como poeiras, que ajudem a disfarçar o efeito.

 

Porém a fotografia é muito bonita e é possível “perdoar” as falhas dos efeitos, por um simples motivo: a coragem dos realizadores em fazer um filme de terror, com fantasmas, mas com a maioria das cenas muito bem iluminadas. Bem contrário do que acontece em filmes como ALIEN Vs PREDADOR 2, com uma escuridão irritante, que nos impede de entender o que está acontecendo na tela. Aqui, temos inclusive fantasmas aparecendo durante o dia, sob um sol escaldante. Mesmo as cenas noturnas e no porão, são claras e bem fotografadas. Alias, ao pesquisar sobre o diretor de fotografia, o veterano David Geddes, decobri que ele participou de diversos projetos interessantes, inclusive sendo cinegrafista do filme ENIGMA DE OUTRO MUNDO (The Thing, 1982), um clássico que me assustou muito na infância.

 

Falando em diretor, este é o primeiro projeto em língua inglesa dos diretores, os irmãos Pang. 

A atriz principal, a Kristen Stewart, é a garota asmática do thriller QUARTO DO PÂNICO. Gostei muito dela, principalmente por não se limitar a apenas gritar a cada aparição dos fantasmas – ela chega a lutar com eles!!!

mensageiros05.jpg

O filme conta com algumas cenas bem assustadoras, principalmente envolvendo o bebê que aponta para os fantasmas. A cena do reflexo na colher foi ótima – porém, se estendeu demais e acabou tirando parte da graça do filme, já que mostrou um dos fantasmas cedo demais.

 Enfim, não se trata de nenhuma obra-prima do cinema, mas sim de um filme simpático e bem realizado, com uma mensagem positiva (mesmo que batida, sobre a união familiar) e que, visto sem preconceitos, pode agradar bastante. 

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: