LOST [4×03] – The Economist

fevereiro 15, 2008 às 4:48 pm | Publicado em LOST | 4 Comentários
Tags:

lost1.jpg

Davi Cruz – Nota 9,0

Mesmo sendo o episódio mais fraco desta 4° temporada, principalmente devido ao seu ritmo lento, tenho certeza que THE ECONOMIST foi um dos episódios que mais mexeram com nossa curiosidade até agora.

Praticamente não tivemos respostas, mas em contrapartida, foram lançadas dezenas de novas perguntas – que me levam a pensar que a estratégia dos produtores seja justamente a de criar novos questionamentos, fazendo com que os antigos sejam esquecidos.

Não costumo fazer isso nos meus textos, mas dessa vez vou deixar bem claro que estarei incluindo vários SPOILER no comentário do episódio. Portanto, quem ainda não assistiu, esteja a vontade para parar aqui.

O personagem central do episódio é Sayid. Através de uma série flashforwards, descobrimos que o ex-torturador agora é um matador de aluguel (quase um James Bond), que trabalha para ninguém menos do que Ben Linus. Resta saber quais os motivos que os levaram a essa insólita parceria. Aparentemente, Sayid está se submetendo a esse “trabalho” para proteger os que ficaram na ilha. E, com isso, voltamos a outra questão que me intriga: PORQUE os outros não saíram da ilha? Essa questão se torna mais intrigante depois que descobrimos que Ben sai da ilha frequentemente – ele tem roupas finas, dinheiro e diversos passaportes escondidos em sua casa.

Para mim, está bem claro que o tal “economista” do título, chefe da Elsa, é também o chefe da Naomi (as duas utilizavam o mesmo tipo de pulseira), além de ser chefe do Matthew Abaddon – não acredito que ele seja o cabeça. Acho que esta função foi reservada para um personagem que ainda não foi mostrado. 

Aliás, caso alguém tenha o último episódio da 3ª temporada em mãos, gostaria que verificassem se a Kate (naquele flashforward do Jack) também não estaria usando uma daquelas pulseiras – pois acho que a pessoa que liga para ela, a deixando assustada, seja o tal “economista”.

Pelo que foi mostrado até agora, a situação dos seis que sairam da ilha (os “Oceanic Six”) poderia ser essa:

– Jack, Kate e Hurley fizeram uma espécie de acordo para sair, que incluia o fato de não falar sobre a ilha

– Hurley e Jack posteriormente se arrependem e querem voltar, mas Kate, por medo, não quer.

– Como Jack torna-se um bêbado e Hurley um maluco, ninguém lhes dá ouvidos e, por isso, não apresentam nenhum risco para as pessoas que fizeram o acordo.

– Em relação a Desmond, nada ainda foi mostrado, mas acredito que ele poderia ter se juntado a Sayid, neste novo “trabalho”.

– O 6º integrante do grupo, poderia ser a pessoa que estivava dentro do caixão, mostrado no final da temporada passada. Poderia ter sido morta por não concordar com o acordo feito.

De volta a ilha, o racha entre a turma de Jack e a turma de Locke está cada vez mais crítico. Locke, utilizando Hurley como isca, consegue enganar Sayid e Kate e os aprisiona, juntamente com Miles (o japa xarope). Após uma negociação, ainda não revelada, Sayid consegue ser libertado, juntamente com Charlotte – o que faz com que Sayid tenha direito a sair da ilha, de helicóptero.

lost2.jpg

Kate fica no acampamento dos Outros, após uma conversa com Sawer, que tenta convencê-la de que ali teriam uma vida “confortável” – só faltou dizer que o mostro da fumça seria o bichinho de estimação deles. Não sabemos se ela ficou por vontade própria  ou se foi obrigada por Locke.

Locke, mostra-se cada vez mais perdido. Ele simplesmente não sabe o que fazer e, por isso, fica vagando com sua equipe pela ilha, na esperança de encontrar Jacob ou Walt. Ele vai até o local onde a cabana costumava ficar – digo costumava, porque ela simplesmente não está mais lá. Ou então, ele se enganou de local.

Temos uma sequencia que mostra que o tempo na ilha corre de maneira diferente. Daniel faz um experimento (o lançamento de um foguete, partindo do navio até a ilha), que resulta em uma diferença de 31 minutos e 20 segundos. Eu realmente não gosto dessa parte da história – principalmente porque acho que usarão isso como desculpa para justificar o crescimento do Walt. Apenas fiquei curioso para saber quanto tempo se passou, desde a queda do avião, no mundo “exterior”? Para eles na ilha, se passaram 100 dias…

Finalizando, a cena que mostra Desmond e Sayid saindo da ilha de helicóptero foi emocionante. A todo instante, eu achava que algo iria acontecer, que os impedisse de sair.

Além disso, aquela cena me deixou horrorisado, pois lembrei que a série um dia vai realmente acabar!!!!!

OBS: fiquei com uma pulga atrás da orelha. Sayid demonstrou um enorme carinho por Naomi, inclusive fazendo questão de levar o corpo dela no helicóptero. Fiquei com a impressão de que ele já conhecia a moça!

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. concordo com vc, mesmo que o episodio teve um ritmo lento no inicio, as surpresas do final compensaram tudo!!!
    parabens pelo review!!

    http://megaserie.blogspot.com/
    se acc parceria!! tamus ae…
    flws

  2. Amigo.. vc parou de ver fnl??

    eu realmente gostava muito de seus comentarios sobre a série… abraços..

  3. Cra, me desculpe mas não li seu post de hoje, para não perder a surpresa… e nem ficar borrifandod e nervos depois de ter lido e revelado algumas coisas no texto, ehehe.. qeu venha Lost logo pro AXN, hehehe
    abraços

  4. oi amigo onde consigo o site para baixr os episodios do lost 4 temporada ate agora so consegui ver ate o segiundo episodio aguardo respostas abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: