LOST [4X04] – Eggtown

fevereiro 28, 2008 às 9:11 am | Publicado em LOST | Deixe um comentário
Tags:

Davi Cruz – Nota 9,0 

Antes tarde do que nunca, seguem meus comentários sobre o episódio EGGTOWN, que apesar de ligeiramente inferior aos 3 anteriores, ainda assim foi muito bom e nos bombardeou com novas dúvidas. Para quem reclamou que faltou aquele início de temporada com uma imagem de um olho, este foi o início do episódio.

snapshot20080228090928.jpg

Como muita coisa já foi comentada, vou ser bem direto, separando os principais tópicos tratados no episódio, juntamente com a minha opinião:

O ACORDO

Para tentar compreender a maioria dos novos mistérios dessa temporada, é fundamental tentarmos entender COMO os “Oceanic  Six” saíram da ilha. Por tudo que foi mostrado até agora, bem como pelo título desse episódio (segundo alguns, refere-se a uma expressão americana, onde EGGTOWN são acordos onde um dos lados sai perdendo muito) acredito que o dr. Jack Shepard tenha feito um acordo que possibilitou a saída de 6 pessoas da ilha. Tal acordo teria sido feito com o pessoal do navio, mas não me surpreenderia se tivesse sido feito com Ben Linus (visto que Sayid agora trabalha para ele).

ILHA DO PACÍFICO X OCEANO ÍNDICO

Para mim, um dos assuntos mais incompreensíveis até agora: se o avião (falso) havia sido encontrado no Oceano Índico (como mostrado na TV) porque é que Jack diz, durante o julgamento de Kate, que o avião caiu em uma ilha do Pacífico? Além da mudança de oceano, Jack ainda incluiu a palavra “ilha” no seu depoimento.

Por mais que eu tente, não consigo pensar em nenhuma hipótese que explique isso.  Como a população reagiria, diante de uma mentira deste tamanho? 

DANIEL FARADAY

Foi uma cena rápida, mas muito interessante, mostrando o físico-amalucado tentando lembrar-se de uma seqüência de três cartas. Inicialmente, imaginei que ele estava testando algum tipo de adivinhação, etc. Mas depois, lembrei que Rose e Locke se curaram na ilha e entendi que Daniel estava tentando fazer o mesmo. Talvez ele tenha algum tipo de doença degenerativa, que afete sua memória, e esteja testando se a ilha é capaz de curá-lo.

HELICÓPTERO

Passadas mais de 24 horas, o helicóptero ainda não apareceu no navio. Pensei em três opções:

– O helicóptero caiu no mar. Se a chegada à ilha sempre é problemática, a saída também pode ser.

– A diferença entre o tempo na ilha e o tempo no exterior fez com que essa viagem tenha demorado esse tempo todo. Se o foguete, que deveria ter levado 30 segundos, levou 30 minutos, a viagem de helicóptero, que deveria levar – digamos – 25 minutos, levaria 25 horas…

– Eles chegaram no navio, mas por algum motivo, ainda não revelaram isso.

JOHN LOCKE X MILES X BEN

Como eu odeio o Locke! Além de ser burro e ser enganado por todos, ele ainda está cada vez mais preocupado em ser o “líder” da ilha. Ridícula aquela cena da granada!

snapshot20080228091055.jpg

Já a cena que mostra Miles exigindo dinheiro de Ben me deixou totalmente confuso. Tenho uma teoria sobre LOST que diz que nada é tão simples quanto parece nessa série. Portanto, não acredito que tratou-se de uma simples extorsão por parte de Miles. Para mim, aquela foi uma conversa codificada, devido a presença da Kate…

Achei a soma de US$ 3,2 milhões muito baixa, para a quantidade de segredos existentes da ilha (foram capazes de afundar um avião falso para proteger a ilha), além de achar estranho o fato de ser usado um número quebrado (porque não 1 milhão? Ou 5 ou 10?).

Acredito que Ben tenha realmente um informante no barco e que ele é Miles. Porém, o informante seria tão secreto que nem o próprio Ben saberia quem ele é. E aquela conversa seria apenas uma forma de Ben perceber que Miles era o informante.

FLASHFORWARD DA KATE

Achei muito importante, pois mostrou dois lados distintos da Kate:

– A Kate maternal, que cuida de Aaron como seu fosse seu próprio filho, buscando também uma certa compensação pelos seus erros do passado, incluindo aí a distância da própria família.

– A Kate fria. Não li ninguém comentando sobre isso, mas me chamou a atenção o fato dela, ao contrário de Jack, não estar interessada em voltar para a ilha e/ou ajudar quem ficou lá. No final da temporada passada, vimos um Jack destruído pela culpa, enquanto Kate aparentava estar bem. Já sabemos agora que ela recomeçou sua vida sendo mãe de Aaron, mas mesmo assim, acho que ela deveria sentir um pouco da culpa que Jack sente.

snapshot20080228091215.jpg

AARON

Já que não resta dúvidas de que o guri realmente é mesmo Aaron, filho da Claire, milhões de dúvidas surgem:

– Porque Kate está com o garoto, mentindo que é seu próprio filho? Na minha opinião, isso faria parte do acordo que permitiu a saída de 6 pessoas da ilha. Kate teria levado o garoto para protegê-lo, já que ele é importante para os Outros (tanto que já  seqüestraram Claire). Agora, o porquê de Claire não sair, já é outro problema…

– Porque Jack não quer ver Aaron? Provavelmente porque o menino o faz lembrar do tal acordo e da situação em que saíram da ilha. Talvez Claire, sua irmã, tenha morrido durante esse processo, o que faz com que ele se sinta ainda mais culpado.

*****

Aproveito o assunto para comentar a imensa facilidade com que os produtores de LOST nos enrolam. Olhando o episódio pela segunda fez, fica claro que eles encheram lingüiça durante praticamente todo o episódio, mostrando o triângulo Sawer-Kate-Jack, para que pensássemos – até o último segundo – que ela tinha engravidado de Sawer e que Jack não aceitava isso.

É claro que a história não era tão simples assim e ,o que parecia ser um simples enredo de novela mexicana, mostrou-se algo bem mais complexo, ao mostrar os personagens prestes a tomar uma decisão que iria afetá-los para o resto de suas vidas. E que, a princípio, o único dos “Oceanic Six” que lucrou alguma coisa com essa decisão (o acordo “eggtown”) foi Kate, que se livrou das acusões (num julgamento muito estranho) e ainda ganhou um filho.  

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: