LOST [4X06] – The Other Women

março 7, 2008 às 2:34 pm | Publicado em LOST | Deixe um comentário
Tags:

Davi Cruz – Nota 9,0

A cada novo episódio de LOST, algumas respostas são mostradas, muitos novos mistérios são apresentados e, principalmente, uma certeza é reforçada: de tudo o que envolve a série, nada é mais complexo e intrigante do que a sua legião de fãs.

Digo isso, logo na abertura do comentário de THE OTHER WOMAN, porque realmente não consigo entender a reação de algumas pessoas. Isso ocorre, por exemplo, quando após assistir a um bom episódio, como foi esse, leio diversos comentários o classificando como fraco ou péssimo. Só porque o “brotha” Desmond não apareceu? Por favor, a série é bem maior do que um ou outro personagem.

snapshot20080307135603.jpg

Pois eu achei este um episódio muito bom e que manteve o altíssimo nível da temporada. O único inconveniente, talvez, tenha sido a falta de ritmo – uma certa lentidão nas ações. O que, se pararmos para pensar, não chega a ser nenhuma novidade dentro desta temporada. Tenho certeza que a principal causa seja justamente a necessidade – imposta por nós mesmos, os fãs – de se mostrar uma grande quantidade de respostas por episódio, que acaba gerando episódios com muitos diálogos e poucas cenas de ação.

Mas vamos ao que realmente interessa, ou seja, os comentários do episódio:

O título, logo descobrimos, refere-se à predileção de Juliet por homens casados ou comprometidos, o que faz dela sempre “a outra” (ou, numa tradução livre aqui do nordeste, “a rapariga”). Porém, como sempre, o título pode ser encarado de diversas formas. Uma delas seria o fato do flashback mostrar Juliet ainda no tempo em que pertencia ao grupo dos “Outros”, fazendo dela uma “Other Woman”. A “Outra Mulher” também poderia ser a Dra. Harper Stanhope, esposa de Goodwill, que aparece na floresta, para passar uma mensagem de Ben para Juliet.

snapshot20080307120029.jpg

Isso ocorre quando ela e Jack procuram por Charlotte e Faraday, que haviam desaparecido. Durante as buscas, temos o encontro entre as duas doutoras. Alguns pontos intrigantes desse encontro:

– Jack também vê a Dra. Harper. Teria ele capacidade de ver Jacob também? Ou, então, a Dra. Harper não seria uma “aparição”, mas simplesmente uma pessoa bem treinada, que consegue desaparecer assim que Jack e Juliet se distraem?

– Temos os sussurros na floresta, assim como a chuva forte. É impressão minha, ou todas as “aparições” ocorrem durante essas chuva?

– Como Bem sabe de tudo o que está ocorrendo, mesmo estando preso?

– Muito intrigante a frase da Dra. Harper, dizendo que Ben está “exatamente onde gostaria de estar”. É a mesma frase dita por Miles a Kate.

Já que citei o nome de Miles, provavelmente teremos alguma novidade em relação ao paranormal-charlatão no próximo episódio, já que Claire procura Locke, oferecendo-se para tentar “persuadir” o japa a lhes dar mais informações.

Mas quem rouba a cena, novamente, é Benjamin Linus. Mostrando-se um dos personagens mais complexos da história da TV, Ben tem parte das suas motivações mostradas neste episódio.

Comprovando aquela minha velha teoria, de que ,em LOST, as coisas são mais simples dos que parecem, descobrimos que Ben fez com que Goodwin se infiltrasse na turma de Ana Lucia apenas para que este saísse do seu caminho, o deixando livre para flertar com Juliet. Aliás, para mim, pareceu que Ben nem estava muito interessado nos estudos dela, mas sim em “estudar ela”. Isso fica claro na cena em que ela tenta explicar o porquê da rejeição sofrida pelos fetos gerados na ilha: enquanto Juliet explica, Ben apenas a admira e, assim que tem uma oportunidade, se aproxima e tenta encostar sua mãe na dela.

snapshot20080307135838.jpg

Mexeu com a mulher do chefe…

Já o envio de Ethan até o outro grupo me pareceu apenas um modo de disfarçar o envio de Goodwin. Porém, ainda não sabemos o porquê dos nomes nas tais listas – talvez fosse apenas parte da farça.

Outro ponto importante, também envolvendo Juliet, foi sua relação com Jack. Ficamos sabendo que foi de Juliet a idéia de usar Jack para a remoção do tumor de Ben. E percebemos o quanto Ben é estrategista, pois ao perceber a aproximação de sua amada com Jack, ele logo tenta deportar o doutor para fora da ilha – e só não o faz porque Locke explode o submarino primeiro.

Agora, Juliet teme pela sorte de Jack, pois segundo ela, Ben já teria percebido “os sentimentos dela em relação a ele (Jack)”. E o que foi aquela cena de beijo? Além de inesperada, mostra que muita coisa ainda vai rolar, pois nos flashforwards Jack aparece bem próximo e apaixonado por Kate.

Detalhes a parte, para mim a grande revelação (ou comprovação) foi a de que Charles Widmore é realmente o dono do barco e a pessoa interessada em encontrar Ben e a ilha. Ainda não sabemos quais são os seus planos, mas sabemos que primeira missão da equipe, liderada por Naomi, era inutilizar as armas químicas de Ben, produzidas e armazenadas na Estação Tempestada (que ainda não havia sido mostrada). Missão essa que Charlotte e Faraday conseguem cumprir, na única cena de ação do episódio.

Acredito que as tais armas químicas (aparentemente o mesmo gás utilizado na purgação) faziam parte de uma eventual estratégia de “auto-destruição”, no caso da ilha ser invadida . Ou ainda, serviriam para uma futura Purgação, na hipótese da liderança de Ben ser ameaçada. Vou parar minhas hipóteses por aqui, pois pode ser que eu esbarre em algum plano megalomaníaco de Ben para “dominar o mundo”…HAHAHAHA (Ben rindo histericamente)

Não foi desta vez que Benjamin Linus revelou quem é o seu informante no barco. Mas fica uma certeza: é uma pessoa conhecida de Locke. Caso contrário, Ben não teria mandado Locke se sentar (e se preparar para a surpresa).

Quem lê spoilers, deve estar careca de saber quem é essa pessoa. Porém, prefiro a surpresa. E surpresas não devem faltar no próximo episódio. Até lá.

snapshot20080307135938.jpg

 

“Enganei o Locke, mais uma vez…”

 

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: