OS SEIS SIGNOS DA LUZ (Seeker: The Dark is Rising/2007)

abril 24, 2008 às 9:47 pm | Publicado em Filmes | 9 Comentários

Davi Cruz – Nota 5,0

Uma luz amarela se acende sempre que, ao assistir determinado filme, fico tentando me lembrar “de onde os produtores copiaram aquela idéia”. Essa luz torna-se vermelha, quando começo a ter pensamentos tipo: “esse filme é uma mistura de tal filme com aquele outro outro”. Pois poucos geraram uma alternância tão grande de luzes quanto essa nova “adaptação-de-livro-infantil-de-fantasia-desconhecido-no-Brasil” chamada OS SEIS SIGNOS DA LUZ.

Não tenho preconceito nenhum em relação a filmes infantis. Assisti a todos os HARRY POTTER no cinema, no meio da gurizada mesmo e achei tanto AS CRONICAS DE NARNIA quanto A BÚSSOLA DE OURO bons filmes (NARNIA é melhor). Além disso, adorei A PONTE PARA TERABITHIA. Faltou algum? Ah, não cheguei a assistir AS CRÔNICAS DE SPIDERWICK ainda.

Digo isso para deixar bem claro que o problema não é preconceito. O problema é que, em OS SEIS SIGNOS DA LUZ, tentaram copiar praticamente todos os filmes citados no parágrafo acima e acabaram criando uma obra confusa, boba e insossa.

A primeira impressão que tive é que, o filme em questão, se tratava de uma paródia, ao estilo TODO MUNDO EM PÂNICO –  onde os realizadores empilham cenas copiadas de outros filmes, sem lógica nenhuma, na tentativa de fazer rir. Obviamente não era o caso deste filme (fazer rir), mas o procedimento foi muito parecido.

Temos o menino comum (Will Stanton) que descobre ser um mago poderoso (na verdade, algo chamado “seeker”) que precisa encontrar os tais seis signos da luz para salvar o mundo (mais HARRY POTTER que isso impossível). O tal menino vive numa família idêntica a do filme ESQUECERAM DE MIM, ou seja, quinhentas pessoas morando em uma mesma casa bagunçada, sendo que algumas delas simplesmente ignoram o protagonista e as restantes passam o tempo todo tentando irritá-lo.

Também temos um mago malvado que representa a “escuridão” (sim, o filme trata da luta entre a luz e a escuridão… quanta criatividade…) e que quer dominar o mundo (zzz ZZZ zzz ZZZ). Aliás, o tal mago/cavaleiro é simplemente a cara do Ralph Fiennes (o Lord Valdemort de HARRY POTTER).

Fora as comparações (eu poderia escrever ainda muitas páginas), o que realmente me irritou foi a falta de carisma dos personagens e o roteiro, que é simplesmente patético. O protagonista Will Stanton é um guri chato e que varia, em questão de segundos,  de criança calada para adolescente irritante, mudando em seguida para jovem autoritário e destemido. Sua “busca” pelo tais seis signos não podia ser mais boba. Cenas claramente limitadas por um orçamento baixo (além de uma gritante falta de criatividade) mostram o garoto encontrando os signos em um vitral, dentro da sua própria casa, em um galo empalhado (isso mesmo, um GALO) e em um shoping center…

Em uma dessas cenas, Will viaja no tempo e encontra o um dos signos preso a um escudo de um guerreiro bárbaro. O tal guerreiro, extremamente sanguinário, primeiramente deixa de matar o garoto para jogá-lo em um lago (devia estar precisando de um banho, para morrer limpinho…) e depois, já com o machado em punho, simplesmente se encanta com o relógio do garoto e o troca pelo seu escuto… Ainda não sei porque eu não fui dormir depois dessa cena…

O festival de besteiras não acaba aí. Nosso herói, ao perder a namorada para um dos irmãos (namorada esta que, diga-se de passagem, é a única coisa interessante do filme), numa crise de ódio adolescente, usa seus poderes e põe fogo em diversos prédios e carros… Ué, esse não era para ser o nosso salvador?

Outra fato que me intrigou bastante foi a falta de finalidade dos “anciões” – outros magos que supostamente estariam ali para ajudá-lo. Eles não ajudam o herói em praticamente nada. Sempre que ele precisa de um conselho, eles limitam-se a dizer asneiras como “a resposta está em você” ou “confiamos na sua força”… Para isso, bastaria um livro de auto-ajuda na mochila…  Sem contar que, na hora da “grande batalha”, os anciões são derrotados com uma facilidade constrangedora. 

Ah, já que falei em batalha, nem vou comentar aqui sobre ela para não estragar a surpresa… Só vou dizer que ela não durou mais do que 15 segundos…rsss

Enfim, um filme muito fraco, onde nem mesmo os efeitos se salvam, e que serve para mostrar que o gênero já está mais do que saturado.

9 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Eai cara!!! Nossa gostei do seu textO! Eu tb adoro filmes voltados para o publico Infaltil! Adoroo Harry Potter! Adoro mesmo! as Cronicas de Narnia eu ainda nao tive a oportunidade de ver… meus preferids sao animações infantils, meu amigos tiram onda com minha cara e tal mais eu nem ligO! Gosto mesmo e problema é meu!; RSRSRSR!! Esse filme ae eu até ja tive vontade de ver mais agora com seu texto ela foi embora. kakakakakakakjak!!!


    Cara vlw pelo coment la, vlw pelos elogios! Eu estou mesmo muito contente com os resultados do BloG e com o reconhecimento que ele vem ganhandO!!!
    ~ Seu Blog tb está otimo, eu adoro quando há uma junção de Seriados com Cinema. São duas coisas que eu amoo e que adoro ver juntas! :D!

    Vlw ae… Otimo Fds pra tUH!
    Ahhhh ja te add la no MSN OK! Sobre Lost que tu perguntou eu to baxando o episodio novo agora. eu nao participo muito dessa vigilias porque eu estou em greve contra SPOILERS! HASUDHUSAHD! ja acabaram muito com minha graça e eu que sou meio tonto tenho mania de ficar lendo as coisas sem mesmo saber do que se trata e muitas vezes acabo vendo o que nao querooo. HAUSDHU! Entao resolvi de uns tempos pra cá me distanciar dessas coisas. Nem sei se tu percebeu mais por exemplo Não estou postando muitas noticias mais no Blog… é mais REVIEWs dos episodios mesmo!!!
    ~~ mais blza. ja te add la dai a gente se fala as vezes… “Sem SPOILERS” kakakakakak!!

    Volta la? flws.

  2. […] vamos deixar assim: SPIDERWICK não chega a ser “pavoroso” como OS SEIS SIGNOS DA LUZ ou estranho como A BÚSSOLA DE OURO, mas é bem inferior aos filmes da série NARNIA e longe de […]

  3. po sou maluca por harry poter assistir as cronicas de spwik cara amo fadas e quanto aos seis signos da luz nem pestei atenção quanto ao roteiro o alexander é o maior gato!

  4. nossa vc só reclamou desse filme, eu gostei dele assim como gosto dos que vc sitou e muitos outros!
    mais zuar o filme não te leva a lugar nenhum, kem sabe um dia vc consiga fazer cooisa melhor?
    kkkkkkkkkkk³
    é a minha opinião!

  5. E, de repente, no dia em que você aprender a escrever, você consiga fazer um comentário melhor, não é?

  6. eu adorei este filme ele é muito legal mesmo adorei o wuil esse filme é nota 10.000000000000000 amei eles deviam fazer a condinuaçao desse filme

  7. eu adorei este filme ele é muito legal mesmo adorei o wuil esse filme é nota 10.000000000000000 amei eles deviam fazer a condinuaçao desse filme nossa esse texto cara vc voi muito burro por que um dos melhores que eu ja vi

  8. Gostei muito do seu blog, quer entrar no ocasional? Me manda um email no ocasional87@yahoo.com.br para mais informações, Abraços

  9. o alexandre ldwig e um gato ele fas o descobridor


Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

