LOST [4X09] – The Shape Of The Things To Come

abril 25, 2008 às 1:09 pm | Publicado em LOST | 4 Comentários

Davi Cruz – Nota 10,0

Como é bom não ler spoilers! Confesso que foi muito duro, agüentar por cinco semanas a falta de LOST e ainda evitar toda e qualquer revelação que pudesse estragar a surpresa. Porém, ao assistir THE SHAPE OF THE THINGS TO COME pude ter a certeza de que tudo valeu muito à pena.

O episódio foi feito sob medida para agradar a todos os gostos: tivemos muita ação, respostas e, principalmente, muitas novas perguntas!

O CADÁVER NA PRAIA

Seqüência muito importante, pois além de mostrar que Bernard não é tão bobo quanto parece, ainda jogou mais dúvidas no ventilador.

Se o médico do navio apareceu morto na praia, como é que informaram que ele está no navio e está bem? Só consigo pensar em duas hipóteses:

– A pessoa que passou essa informação está mentindo;

– Ao contrário dos rádios hi-tech utilizados pela equipe do navio, o sistema do telégrafo não conseguiu “furar” a diferença de tempo entre a ilha e o cargueiro. Assim, a pergunta de Faraday chegou ao navio antes da morte do médico ocorrer. Essa seria, para mim, a hipótese mais razoável.

JACK DOENTE

Seria a doença de Jack apenas uma simples infecção estomacal? Ou seria algo mais sério? Pergunto isso, porque achei a cara dele, pálida, idêntica a das pessoas doentes no cargueiro… De qualquer forma, a doença dele tem tudo para ser um elemento interessante para a trama, já que forçará outras pessoas (Kate talvez) a assumirem um papel de liderança nos próximos episódios.

Além disso, me passou pela cabeça que, talvez, Jack tenha saído da ilha ainda doente, sendo levado por Kate, pois somente saindo da ilha ele teria condições de ser corretamente medicado.  

Minha teoria é que Jack só irá descobrir que Claire é a sua irmã quando ele estiver fora da ilha – e, na hipótese de que ela tenha ficado viva na ilha, seria a desculpa ideal para que ele enlouqueça e queira voltar para lá.

O ATAQUE A VILA

Seqüência eletrizante, com cenas de ação (Sawer trocando tiros com os mercenários) e de impacto (a morte de Alex).

Em relação a essa morte, para mim ficou claro que Ben, pela primeira vez, foi surpreendido – ele não esperada que eles realmente fossem sacrificar a sua filha, já que isso não estaria nas “regras”. Que regras seriam essas? Obviamente, Bem ficou enfurecido e também quebrou uma regra, ao usar o LOSTZILLA para acabar com os assassinos.

Não vou nem tentar especular sobre esse tema. Minha cabeça ainda está zonza… Só fica claro que Ben SEMPRE MENTE, já que havia declarado para Locke que não sabia o que era o monstro da fumaça.

VIAGEM NO TEMPO

Eu odeio esse tema de LOST! Mas, fazer o que? Parece que a maioria das pessoas gosta… Enfim, Benjamim Linus parece conseguir viajar no tempo e no espaço da mesma forma que Desmond e, com isso, acaba indo parar no deserto do Sahara. Segundo pude entender, ele o fez logo após a saída dos Oceanic Six da ilha (ou seja, no final de 2004) e foi parar em 24 de outubro de 2005, ou seja, 10 meses depois.

Ficam algumas dúvidas:

– Porque exatamente aquele lugar? Se não me falha a memória, foi ali que o Urso Polar havia sido encontrado por Charlotte. Além disso, Ben (ou a Dharma) possui um cadastro VIP no hotel, inclusive deixando a recepcionista bastante assustada.

– Dean Moriarty, nome usado por Ben, é o mesmo do protagonista do livro ON THE ROAD, clássico de Jack Kerouac. Como não li o livro, vou esperar que outros blogs tentem alguma relação entre o nome e o personagem.

– Qual seria a “constante” utilizada por Ben para sobreviver às viagens no tempo? Inicialmente, pensei em Alex, mas como ela está morta, não sei mais em quem pensar. Ou a constante seria a própria ilha?

SAYID

Finalmente ficamos sabendo como Ben acabou recrutando Sayid. Porém, ninguém me tira da cabeça que foi justamente Ben, o responsável pela morte de Nadia. Widmore não teria motivo nenhum para fazê-lo, ao contrário de Ben, que com aquela morte, conseguiria o apoio de Sayid.

BEN  X  WIDMORE

Que cena grandiosa! O encontro entre os dois vilões da trama realmente foi fantástico. Aliás, quando digo que são os dois vilões da trama, faço isso cheio de incertezas. Será que Ben realmente é o vilão? Volta e meia me pego pensando na famosa frase dele, dizendo que era um dos “mocinhos”.

E, novamente, quais seriam essas “regras” que eles tanto falam? Widmore não podia matar Alex, mas o fez. Por quê?

Agora Ben pretende matar Penélope. Com isso, ele logo se tornará o inimigo n°1 do Brotha Desmond…

Que episódio fantástico!!!! Ainda neste final de semana, retorno com mais algumas informações e comentários.

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Não assisti a 4a. temporada ainda de Lost ,mas considero a melhor série.

  2. Cara, só pelas imagens que já vi rondando pela net, com ceretereza deve ser um baita de um episodio, pra voltar com tudo… como vc teve tbm a surpresa qdo assitiu enão leu os spoiler, tbm vou fazer o mesmo, e passare reto no seu post de hoje, ehehhe…
    e ficar noa gurado por aqui, parece que o AXN só vai exibir esse episodio no meio de maio… enfim… bem que eles poderiam legendar com uma semana apenas de diferença como o Sony está fazendo com o American Idol… mas, fazer o que, tem que aguentar, hehehe
    abraços!!!

  3. Cara concordo ctg, como é bom nao ler spoiler!! HAUSHDUASH!!!

    achei o episodio simplesmente SensacionaL!
    perfeito do começo ao fim!!!

    Gosteii do texto akii. passa la pra ver o meu tb!
    Ateh!!!

  4. Olha eu aqui, recebi seu comentário lá no Teorias e vim logo ler o que vc tinha escrito…

    Vc deve ter visto lá que dei um “conselho” para o fãs: mantenham suas mentes abertas para o que está por vir…

    Pois é, acho que serve para vc e a viagem no tempo… hehehehe… Mas acho legal a forma como vc aceita aquilo que nos é dado, percebemos que é uma forma lógica de fechar os mistérios. Queremos respostas e algumas não vão agradar a todos…

    Mas, vou te dar uma opção que vc deve ter lido lá: não acho que Ben viajou no tempo, ele se teleportou para o deserto. Mas isso causa uma distorção no tempo e cria essa confusão… Pelo menos é o que acho…

    Gostei da sua segunda hipótese para a mensagem de Faraday para o cargueiro, muito boa!

    Ah, e o urso foi encontrado por Charlotte em Medenine, não no Saara…

    Bom, depois a gente continua…

    Abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: