SANGUE NEGRO (There Will Be Blood/2007)

maio 3, 2008 às 9:33 am | Publicado em Filmes | 2 Comentários

Alex Oliveira – Nota 9

Daniel Day-Lewis. Este é o nome que fez toda diferença neste belíssimo filme de Paul Thomas Anderson. Este filme sim que deveria ser o ganhador do Oscar, e não o questionável Onde os Fracos Não Têm Vez. Mas isso é uma questão de opinião.

O filme conta o história de Daniel Plainview ( Daniel Day-Lewis ) e sobre sua vida dedicada a exploração do petróleo no começo do século XX, sobre os conflitos enfrentados e sobre como aquele velho ditado tem razão: “O dinheiro não trás felicidade”.

Começamos a história com um Daniel ainda jovem trabalhando solitário em uma mina de prata, antes de entrar no negócio do petróleo propriamente dito. Nestes primeiros 15 minutos de filme já temos a idéia de qual será a espinha dorsal do filme, pois o personagem não emite uma única palavra, mas mesmo assim a parte visual é espetacular, nos prendendo a atenção e nos deixando angustiados ( parece que estamos sempre prontos pra tomar um grande susto, como nos filmes de terror ) e , incrivelmente, sem se tornar cansativa.

Depois disso pulamos alguns anos e já vimos Daniel perfurando em busca de petróleo. Logo após um acidente em que morre um trabalhador, este deixa  um bebê órfãoe o Sr. Plainview o cria como se fosse seu filho. E grande da história do filme gira em torno desta relação entre ” pai e filho”.

Não tenho intenção de contar mais sobre a história do filme, só gostaria de reforçar o que eu disse lá em cima: o grande segredo do filme está nas grandes interpretações, não somente de Daniel Day- Lewis, como também de Paul Dano ( que faz dois papéis, como os “irmãos” gêmeos Paul e Eli Sunday ) e de muitos bons atores secundários. Também nas belíssimas imagens, dos muito closes feitos nos diálogos e também na forma como o filme foi construído, intercalando grandes momentos de silêncio e bons diálogos.

Recomendo!!!

Grande abraço, até a próxima!!

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Não me conformo de ainda não ter conseguido ver esse filme!

  2. Alex, tbm já falaram muito sobre o motivo dele ter perdido o Oscar de melhor filme, fato que consideram uma injustiça..
    aidna não o vi, mas estou ansioso para que chegue logo nas lcoadoras, já que os cinemas aqui na minha cidade… putz, pra eles o lançamento ainda poderia ser Titanic, ahahha…
    mas vi o filme dos irmãos Coen… e acho que terei a mesma opinião que a sua, já que não achei tão grandiosa como muitos afirmaram ser, na verdade é um filme subestimado demais o “onde os fracos não tem vez” e muito regionalizado… além do que o Javir consegue levar todo o filme nas costas…rs
    abraços!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: