HANCOCK (2008)

agosto 16, 2008 às 4:02 pm | Publicado em Filmes | 1 Comentário

Antes de mais nada, gostaria de falar sobre o diretor de HANCOCK, Peter Berg. Sempre achei meio difícil acreditar que, por trás daquela cara de bad boy (tão característica dos seus trabalhos como ator) estivesse um diretor, roteirista e produtor de cinema.

Acompanho seu seu trabalho desde FRIDAY NIGHT LIGHTS, ótima série que ele produz e dirige o episódio piloto, baseada no filme com o mesmo nome , dirigido por ele dois anos antes. Desde então, noto algumas características curiosas no seu trabalho de diretor, como o uso constante (as vezes até exagerado) da câmera de mão (apelidada, pelos fãs da série, de “câmera nervosa”) e a capacidade de extrair boas interpretações do seu elenco. Obviamente, não pude deixar de notar uma certa fixação do cara por protagonistas fortes e suados (de preferência negros). Tenho certeza que ele deve se sentir muito frustrado por não ter dirigido o filme 300 …

Além disso, em seus trabalhos posteriores (o bobo BEM VINDO A SELVA e mediano O REINO) pude confirmar que Peter Berg simplesmente não leva o menor jeito para a comédia e isso me deixou apreensivo em relação a HANCOCK: afinal, o filme seria um drama (é o que eu esperava) ou uma comédia (calafrios) ?

Pela premissa, era meio difícil de julgar, já que mostrava uma espécie de super-herói, amargurado e odiado pela população, sendo auxiliado por um agente de publicidade. 

Após assistir ao filme, pelo menos fiquei feliz ao constatar que o diretor teve exatamente o mesmo tipo de dúvida que eu. Infelizmente, ele acabou realizando o projeto sem definir o que queria fazer, resultando em um filme “em cima do muro”.

Os momentos mais dramáticos da história são muito bem conduzidos, principalmente por estarem apoiados em um ótimo elenco (falarei disso mais tarde). Já o mesmo, como era esperado, não pode ser dito das tentativas de se fazer humor, totalmente constrangedoras.

Em especial, posso citar a longa cena em que HANCOCK atinge uma personagem com diversos utensílios de cozinha (apenas para comprovar uma situação que já era óbvia) e a cena em que ele enfia a cabeça de um vilão no ânus do outro. Isso mesmo. Se a situação tivesse apenas sido sugerida, OK, até seria divertida. O problema é que o diretor, sem a menor elegância, mostra a cena completa, fazendo com que eu, ao invés de rir, exclamasse um: “Mas que porra é essa?”.

É uma pena, pois um elenco tão interessante não precisaria destas bobagens. Will Smith, mais uma vez, comprova sua evolução como ator e seu inabalável carisma (só achei que ele exagerou um pouco nas caras e, principalmente, nas “bocas”) enquanto o veterano Jason Bateman (de JUNO) surge ótimo como o bem intencionado agente do herói. Charlize Theron, como sua bela esposa (ela realmente está linda) mantém o alto nível do elenco (aliás, depois desse filme, fiquei com a certeza de que ELA deveria ter sido escolhida para ser a Sue Storm, do QUARTETO FANTÁSTICO). Também gostei do garoto Jae Head, que na série FRIDAY NIGHT LIGHTS interpretava o visinho do bebum Tim Riggins.

Como já era esperado, o filme também conta com o que há de melhor em termos de efeitos especiais. Estranhamente, esses efeitos são mais utilizados nas cenas “bobas” (que deveriam ser engraçadas) do que nas séries tensas (da parte final).

Aliás, ao final do filme, fiquei com uma impressão que alguma coisa havia faltado. Sei lá, talvez algum “vilão” mais interessante, talvez alguma seqüência mais empolgante, etc. Isso fica mais evidente quando comparamos BATMAN-CAVALEIRO DAS TREVAS  com HANCOCK. Enquanto o primeiro poderia render dois filmes, tamanha a quantidade de reviravoltas e momentos empolgantes, HANCOCK, pelos mesmos motivos, acabaria rendendo apenas meio filme. E que só vale a pena, realmente, pelo excelente elenco.

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. 6,5? eu dava-lhe 4, filme de merda :(


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: