ROMA – 1ª Temporada (Rome/2005)

agosto 25, 2008 às 6:27 pm | Publicado em Filmes | 3 Comentários
Tags: ,

Depois de tanto tempo, finalmente reuni tempo e coragem para assistir à elogiada série ROMA, produzida pelo canal HBO e considerada a série mais cara de todos os tempos (U$ 100 milhões).

Tratando-se de um programa já um pouco antigo (originalmente, a primeira temporada foi exibida entre agosto e novembro de 2005), não foi me estender muito nos comentários.

 Antes de mais nada, considero elogiável o trabalho de pesquisa realizado pela equipe de produção. Os capítulos são repletos de detalhes sobre o cotidiano  daquela civilização, que podem ser acompanhados mesmo durante os complexos diálogos da história.

Em certos momentos, por exemplo, enquanto dois personagens conversam,  descobrimos como os enormes pilares dos templos eram erguidos: através de complexos sistemas des cordas e polias, detalhadamente recriados para o filme.

É impossível deixar de citar, também, a famosa cena que mostra uma  cirurgia rudimentar, feita no cérebro do personagem Tito Pullus. Além de extremamente impactante, ela conta com instrumentos cirúrgicos originais, resgatados de Pompéia e restaurados.

Tratando-se de uma obra fechada (com começo, meio e fim), os capítulos de ROMA fluem de  forma natural, sem pressa, mas também sem muita “encheção de linguiça”.

Outra coisa que chama a atenção é fato de não existir nenhum tipo de suavização da história, como estamos acostumados a ver nas produções americanas. Aqui, a equipe inglesa não tem nenhum pudor em mostrar sexo e violência o tempo todo. Além disso, não temos nenhum personagem “bonzinho” na história: todos tem seu lado obscuro.

Nesta primeira temporada, acompanhamos a ascensão e queda do imperador Júlio César, desde 52 a.C., quando ele derrota os gauleses, até 44 a.C., quando é assassinado por conspiradores no Senado romano. Tudo isso, regado a inúmeras intrigas e traições.

De forma a tornar a trama um pouco mais interessante para os expectadores, a história é mostrada pelos olhos de dois soldados romanos, Tito Pullo e Lucius Voreno. Juntos, estes personagens poderiam ser comparados ao famoso FORREST GUMP, pois sempre que algo importante acontece, os dois estão presentes (e, na maioria das vezes, por mera coincidência).

Tito (Ray Stevenson de REI ARTUR) é um soldado brutamontes, beberrão e mulherengo, mas que tem um bom coração (pelo menos, para os padrões da época), enquanto Lucios (Kevin McKidd de JOURNEYMAN) é seu superior hierárquico, um soldado caxias e ranzinza mas apaixonado pela família (também, para os padrões da época).

As cenas de batalha são poucas (menos do que eu esperava), porém isso é compensado pelos excelentes cenários e pelo elenco corretíssimo. Todos convencem muito bem em seus papéis, com destaque para a dupla de protagonistas e para Ciarán Hinds (SANGUE NEGRO), no ingrato papel de César. Digo ingrato porque se trata de um papel complexo, pois se tratava de um tirano, capaz das maiores monstruosidades, mas quase sempre com um ar amigável.

Enfim, uma série realmente ótima, que agrada muito, mas que também assusta, quando percebemos que a humanidade não evoluiu o tanto quanto gostaríamos. Principalmente para nós brasileiros, pouca coisa ali mostrada realmente parece inédito, visto todas as histórias podres de BRASÍLIA (aliás, li um artigo de arrepiar sobre o governo Collor…). O pior de tudo é constatar que, apesar de tudo, em ROMA ainda existiam muitas pessoas com ideais, enquanto no Brasil, nunca tivemos tanto panis et circenses para o povo…

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Pô, fiquei curioso sobre este artigo sobre o governo Collor… se tu souber, favor me mandar o endereço onde posso lê-lo. Um abraço!

  2. Davi,
    Muito interessante sua análise. Realmente, no Brasil o pão e circo sempre foi a bola da vez para os governantes.
    Ainda não assisti Roma, mas está sempre no topo da lista de séries bacanas para ver antes de morrer!
    Ótimo blog!

  3. oje.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: