ROMA – 2ª Temporada (Rome/2007)

setembro 8, 2008 às 11:02 pm | Publicado em Filmes | 7 Comentários
Tags:

Atores de primeira linha, cenários grandiosos, capacterizações perfeitas e um roteiro muito bem construido. Não poderia começar de outra forma o meu comentário segunda temporada de ROMA.

É preciso dizer que, se a primeira temporada já chocava muita gente devido as cenas de sexo e violência (principalmente para quem está habituado ao padrão das séries americanas) aqui o choque se dá em outro nível: as situações absurdamente dramáticas e brutais por que passam os personagens.

Não que o sexo sexo e a violência tenham sido abolidos da série. Pelo contrário, contituam lá, inseridos de forma orgânico a trama. Porém essa temporada tem um clima bem mais tenso. Exemplo disso é a morte de Niobe e os efeitos devastadores que ela trás para Lucius Voreno e seus filhos. Sem contar a triste história de Tito Pullus e Eirene, com um desfecho também muito  chocante.

Citei a história dos dois principais personagens da história, mas é importante salientar que, apesar de presentes em praticamente todos os acontecimentos mostrados, os dois tornam-se figuras bem mais coadjuvantes nesta segunda temporada. A política e os poderosos são  acompanhados bem mais de perto e com um riqueza enorme de detalhes (algo que acontecia, apenas com Júlio Cézar, na primeira temporada).

Um exemplo disso é a personagem Otávia (Kerry Condon), filha de Atia e irmã de Otaviano. Pelo menos para mim, trata-se da personagem mais inocente da história, o mais próximo de uma “mocinha” que temos. Mesmo assim, ela é obrigada a se separar do seu marido (que é assassinado), é oferecida a Pompeu, que a recusa, torna-se amante da inimiga de sua mãe, transa com o próprio irmão, participa de orgias, apaixona-se por um amigo do irmão e, por fim, casa-se com o amante da própria mãe… ufa… será que esqueci alguma coisa?

Como já era previsível em uma produção inglesa, não demora para termos destacado o alto consumo de maconha por parte dos nobres romanos. Enquanto isso, as cenas de orgia, citadas anteriormente, acabaram me decepcionando um pouco. Achei elas muito coreografadas e estilizadas, mais parecendo um balé do que outra coisa.

Entre os personagens, destaque para o Cézar Otaviano adulto. Se na juventude, interpretado por Max Pirkis parecia apenas um menino mimado e corajoso, na fase adulta se torna simplesmente assustador, na pele do típico inglês, Simon Woods – capaz das maiores barbaridades sem levantar o tom da voz.

Além dele, também achei maravilhosa a performance de James Purefoy, na pela de Marco Antônio. Seu jeitão cínico e rude lembra muito o de Josh Holloway (o Sawer de LOST) – papel que, tenho certeza, seria brilhantemente interpretado por James Purefoy.

Não me desceu muito a atriz escolhida para o papel de Cleópatra (Lyndsey Marshal, que já havia dado as caras – além de outras coisas – na primeira temporada). A mulher é realmente uma baranga que, além de tudo, não consegue nem caminhar como uma rainha.

Falando em atrizes, Zuleikha Robinson, que interpreta Gaia, a amante de Tito Pullus, participará da 5ª temporada de LOST. Ótimo, pois além de bonita, ela é ótima atriz (fonte: blog DEFENDA A ILHA).

Para encerrar, deixo registrada a minha tristeza por saber que ROMA não terá uma terceira temporada.  Isso porque, fechando as contas da primeira e segunda temporadas, ROMA resultou em um prejuízo de U$ 30 milhões aos seus produtores – principalmente devido à dificuldade de ser vendida/exibida em canais abertos.

Originalmente exibido entre 14 janeiro e 25 de março de 2007, na HBO inglesa, a segunda temporada de ROMA fecha com chave de ouro este audacioso projeto, que eu recomendo a todos. Não fossem as cenas mais pesadas, inclusive acho que deveria ser exibida por todo professor de história que se preze.

7 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Eai cara. nossa um tempinho que eu nao passo por aqui ein,.
    Eu tenho vontade de ver essa serie… sei la nao sou fã do Estilo mais “antigo” mas os otimos comentarios que leio me deixa com vontade de assistir! Quemsabe mais pra frente ein!

  2. Ah, to louca para assistir.
    Já estou providenciando a 1 temporada.

    Abs

  3. Nossa sem duvida o melhor seriado de todos os tempos,não havia visto ainda ulgo tão grandioso e fantástico como Roma.

  4. nossa! concordo, uma das melhores séries que já vi! a escolha da atriz para cleópatra também não me caiu bem, deixou muito a desejar! pena que não tenha outras temporadas, se dependesse de mim as compraria! hehe!

  5. Desculpe-me. Não gostei deste artigo porque não terminei de assistir a série e descobri o que vai acontecer na segunda temporada. Vim procurar pela notícia de que não haverá a terceira e me deparei com isso. Achei desnecessário contar todo o conteúdo.

  6. A serie ROME, é magnifica ! Valeu cada centavo ! Tanto a primeira temporada e a segunda, foi muito bem explicada a história de ROME, O Julio Cesar da primeira temporada é imponente como deveria se os CESARES de ROMA, sua amante Servilha é como as nobres de epoca e sua sobrinha Atia é linda e incrivelmente má, mas forte e sabia amar demais. Marco Antonio foi apaixonante e os filhos de Atia, Otávia e Cesar Otaviano, deram um show de interpretação e Cesar Otaviano quando adulto foi incrivelmente frio e preciso, por isso venceu Cleópatra muito inferior a Elizabeth Taylor…..e sem contar com os coadjuvantes Lúcio Voreno e Tito Pullo ….mostrando os bastidores da miséria em ROME, eu lamento profundamente que não tenham filmado a terceira temporada, quem comprou as outras temporadas, já é fã, e comprariam as proximas….Parabéns a quem fez a adaptação e filmou,eu não tenho o nome de todos …..

  7. Vc deveria ter deixado um link pra que todos assistirem, imbecil.


Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

