Os Estranhos (The Strangers/2008)

dezembro 8, 2008 às 9:12 pm | Publicado em Filmes | 4 Comentários

estranhos

Respeito opiniões, é claro, mas tem coisas que simplesmente não dá para engolir: em meio aos comentários que li sobre OS ESTRANHOS, muita gente (que dever ter, no máximo, seus 14 anos de idade) ODIOU o filme porque ele “não tem explicação no final”.

Mas que explicação? Queriam uma entrevista coletiva dos malucos? Ou, melhor, uma narração em off, dizendo que eles foram espancapos pelos pais na infância e blá-blá-blá? Tem coisas que não se explica! Os Nardoni explicaram alguma coisa, após jogarem apequena Isabella menina pela janela? Os “pittboys”, que espancam  e matam quem cruza com eles na noite carioca, explicam alguma coisa? As pessoas simplesmente cometem atrocidades devido à algo chamado MALDADE. Por isso, esse filme não precisa de um roteiro complexo e nem de explicações ao final. A questão aqui é mostrar a maldade humana e o medo. Só isso. 

strangers2Não, não adorei o filme. Achei que ele pecou, principalmente, pelo excesso de clichês – principalmente no que diz respeito às famosas “decisões estúpidas”, tão discutidas em PÂNICO e ridicularizadas em suas sátiras e que nos fazem gritar como loucos com os personagens “Não, seu idiota, não entra na casa!!!!”. Exemplo claríssimo disso é quando um personagens é morto acidentalmente e os outros dois, ao invés de correrem para o carro do defunto e fugir, inventam de ir procurar um rádio antigo dentro de um galpão sinistro…

Falando em PÂNICO, as cenas que mostram Liv Tyler sozinha em casa, no começo do filme, me lembraram muito o início daquele filme (e isso é um elogio, visto que sou fã de carteirinha do primeiro PÂNICO.

strangers5Fora isso, acho que o filme cumpre muito bem o que promete: consegue criar situações angustiantes e faz com que torçamos pelos protagonistas – algo imprescindível para que um filme como esse funcione. Méritos do estrente diretor e roteirista Dryam Bertino, um jovem texano de apenas 31 anos (mais novo do que eu!!!!) que consegue, com apenas U$ 10 milhões (possivelmente U$ 9 milhõessó para o cachê da Liv Tyler) criar um filme, até certo ponto, diferente e interessante.

Rendendo bons U$ 54 milhões (mais de 500% de lucro), só nos EUA, o filme já tem uma continuação garantida e conseguiu me agradar justamente pelo que parece ser o maior motivo de críticas: a falta de explicações. Como deixei bem claro no começo do texto, certas coisas não precisam (e nem devem) ser explicadas. Sabemos apenas que o casal teve uma noite difícil, provavelmente porque Kristen (Liv Tyler) não aceitou o pedido de casamento de James (Scott Speedman, dos dois UNDERWORLD). Percebemos que, mesmo assim, os dois se gostam. Durante a madrugada, eles começam a importunados por uma menina, que bate na porta procurando por uma desconhecida. Isso se repete algumas vezes, até que outros elementos estranhos juntam-se a ela e passam a atormentar a vida do casal.

2007_the_strangers_001-1Eu posso garantir que fiquei bastante tenso com o filme e que ele é bem superior à grande maioria dos filmes do gênero. Gostei muito de algumas cenas, mostrando os personagens mascaradas espreitando por trás dos “mocinhos” e, principalmente, das primeiras cenas, onde apenas o barulho provocado pelos malucos é suficiente para nos apavorar.

 

O casal de atores está bem e, não importa o que os outros digam, acho que Liv Tyler convence sim, com sua cara assustada e alguns poucos gritos.

É claro que, após um filme tão pesado, tive que correr para assistir A DAMA DE HONRA, uma comédia romântica totalmente água com açúcar, de modo à “neutralizar” a carga negativa de OS ESTRANHOS. Só isso, já comprova que o filme em questão é realmente perturbador.

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Finalmente encontrei um review positivo do filme. Já estava começando a pensar que apenas eu que tinha gostado do filme e não me decepcionei com a falta de explicação (só um pouquinho).

    O filme foi ótimo pela tensão e suspense que transmitiu durante todos os minutos parados em frente à TV. Durante o filme eu fiquei tão angustiado e tenso que nem estava interessado em explicação nenhuma, eu queria era a Liv Tyler viva, pq seria muito desperdício matar uma mulher bonita que nem ela. rsrs

    Enfim, fazia um bom tempo que não via um filme tão tenso que nem esse. Até me lembrou o filme “Temos Vagas”, pois os dois são bem parecidos e também muito bons.

  2. Solimar, sabe que esse filme também me lembrou o “clima” de TEMOS VAGAS? Pensei nele, ao final do filme, mas acabei não colocando isso no texto.

    Valeu pelos comentários!

  3. achei o filme ruim, sem muito dialogo, sem explicaçao, mais bom em deixar a pessoa tensa.
    Assisti o filme agora mesmo com minha prima e pensamos da seguinte forma, na capa do video (veja aki a capa de qual falo http://www.tudobaixe.net/2008/11/os-estranhos-strangers-2008-hdripx264.html )tem a seguinte frase ” Porque voces estavam em casa” e no filme quando esles estao amarrados e falando com os strangers a personagem da mulher pergunta o por que eles faziam aquilo e a resposta dos stranger foi que era pq eles estavam em casa. Vimos que a cidade inteira é vazia é “abandona” e tiramos a seguinte opniao: que os assassinos querem a cidade vazia, quem vai para cidade eles matam.

    Outra coisa que notei: no começo passa dois meninos entrando na casa e vendo todos mortos e dai ligam para policia .. e no final do filme agente ve que o menino encontrando a mulher dentro da casa e ela esta viva ..
    tudu isso leva a pensar que haverá o filme 2.

    Mais acho que nao havera o filme 2 pois é uma historia veridica.
    comentem por favor.

  4. Cara tambem gostei muito de Os Estranhos, com certeza tem cliches e tudo mais. Mas o filmes consegue assustar mesmo com esses cliches. concordo com vc sobre o porque dos caras fazerem isso, principalmente pq sou um cara q o filme tem q ter explicaçoes, mas se tratando de uma historia real da pra ignorar esse fato. O Diretor consegiu fazer algo comigo q poucos filmes conseguiram, me assustar, me angustiar e temer pela vida dos mocinhos. Não eh um filme que se diga, nossa que maravlha, mas eh muito bom pra se assistir.

    Abraços.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: