HALLOWEEN 2 [2009]

janeiro 12, 2010 às 9:07 pm | Publicado em Filmes | 1 Comentário

Davi Cruz – Nota 6,0

Sempre gostei de filmes com temática “serial killer”, desde os cultuados e cerebrais O SILÊNCIO DOS INOCENTES e SE7EN (um dos melhores filmes que já vi) até aqueles que mais divertem do que assustam, como os da série SEXTA-FEIRA 13.

Quando era adolescente, cheguei à assistir a alguns filmes da série HALLOWEEN, sem prestar muita atenção. Um dos que mais me recordo é HALLOWEEN H20, que contava com Jamie Lee Curtis de volta à serie e trazia a história para dentro de uma escola.

No ano passado, porém, assistindo ao novo HALLOWEEN do diretor Rob Zombie, percebi que estava diante de outro gênero de filme. Apesar da história batida e do “vilão-sem-expresão- que-nunca-corre“ , o filme contava com um de violência e crueldade muito acima do que estava acostumado a ver – sei que se tivesse assistido aos projetos anteriores do diretor isso não seria nenhuma surpresa…

Ainda assim, gostei muito do filme, uma vez que ele cumpria examente aquilo que prometia: assustar bastante para, ao final, trazer uma sensação de alívio (por saber que aquilo tudo era “somente um filme”). Boa trilha sonora, personagens esquisitos e um vilão (o gigante Tyler Mane, o Dente de Sabre do primeiro X-MEN) que faz o PREDADOR parecer um pequeno chipanzé raquítico. Somando-se a isso, a interpretação absurdamente demoníaca de Daeg Faerch, como o jovem Michael Myers – confesso que assistir à uma criança de 10 anos cometendo tantas barbaridades é muito perturbador.

Assim, cheguei à continuação de HALLOWEEN com boas expectativas e, infelizmente, terminei o filme com a impressão de que faltou algum produtor de pulso firme para controlar os exageros do diretor.

Não que o projeto não tenha os seus méritos: para quem é fã do gênero, as cenas de violência são absurdamente reais e chocantes. O diretor não desvia a câmera (pelo contrário, até usa o zoom) nem quando o rosto desfigurado de uma garota é costurado. Michael ataca as suas vítima com a sutileza de um tanque de guerra – além dos ótimos efeitos visuais e de maquiagem, o som dos golpes é realmente apavorante.

Também me agradou muito a sequência inicial (Spoiler!!!) que se passa durante um pesadelo da protagonista. Muito melhor do que qualquer sequência similar de A HORA DO PESADELO.

Porém, ao tentar compreender a mente do assassino (e tentar bancar o intelectual), o diretor acaba incluindo sequencias que, além de bizarras, soam muito chatas e quebram todo o ritmo do filme. Sem contar que fiquei com a impressão que aquela bobagem toda de fantasma da mãe e cavalo branco foi incluída apenas para garantir um emprego para a esposa do diretor (a sra. Sheri Moon Zombie).

Outra coisa que pesou contra a história foi o fato de que praticamente TODOS os personagens são esquisitos e sem o menor carisma. Não consegui me identificar com nenhum deles (talvez tenha ficado com um pouco de pena da loirinha, que eu já conhecia de FRIDAY NIGHT LIGHTS e HEROES). No mais, por culpa dessa falta de identificação, estava pouco me lixando para o destino dos personagens.

Enfim, não consegui me preocupar com os personagens, achei parte da trama boba e algumas cenas violentas demais (queria me assustar com o filme e não sentir nojo). O pior é que acabo de me lebrar que essa nem era a versão SEM CORTES do filme!

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. só ontem, vi a refilmagem de Halloween, e ficou legal, principalmente por reutilizar a trilha composta por John Carpenter pro original, a música é muito boa, agora vou ver essa continuação, que geralmente estraga tudo….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: